Equipamento Spetsnaz

 

A Spetsnaz é das únicas forças de elite do mundo em que os seus operacionais têm total liberdade de escolha dos seus camuflados e do seu equipamento táctico.


Por isso, é usual vermos fotografias tiradas em teatros de guerra, em que é possivel ver quase todos os soldados com camuflados diferentes:


Vemos vários tipos de camuflagem, como o Flora, o Kamysh Urban, o VSR e variantes de DPM Russo.

 

A Spetsnaz Airsoft Team, como equipa de reenactment de inspiração russa das unidades da Spetsnaz, usa equipamento russo usado pela mesma em teatro de guerra.


Não é possivel dizer qual o camuflado mais usado pela Spetsnaz, mas um dos mais comuns e preferido é o Noch91-M Kamysh, sendo este o camuflado oficial da nossa equipa.

 


Os nossos membros podem usar outro tipo de camuflado que não o Noch91-M Kamysh, desde que esteja de acordo com as regras de fardamento das unidades da Spetsnaz, como é o exemplo do Partizan no padrão SS Summer.

 

 

O equipamento táctico, como o colete, fica à liberdade do gosto dos nossos elementos, mas sempre de índule Russa e usado pelas Spetsnaz:

 

Sobre o calçado, uma vez mais, a Spetsnaz é das forças de elite que mais varia e que pode usar desde as melhores botas de combate a umas meras sapatilhas Mocka, contrafacção das famosas Adidas Gazelle. Já o faz desde a guerra do Afeganistão, até aos dias de hoje:

 


Se um dia encontrarem um elemento da Spetsnaz Airsoft Team de sapatilhas em combate, não digam que é por falta de nivel em milsim : )

 

Resumindo, para se fazer reenactement de um operacional de uma das unidades da Spetsnaz é necessário:


Camuflado Russo noch91M ou outro utilizado pelas Spetsnaz

Lenço verde para a cabeça

Colete Russo, exemplo: Smerch ou Vityaz
Luvas pretas com os dedos cortados

Telnyashka preta

Qualquer bota militar preta, ou sapatilha Mockba

Armamento


A Spetsnaz usa basicamente só armas de fabrico russo. Dependendo do meio ambiente da operação, o operacional da Spetsnaz escolhe a arma mais conveniente para a situação.

 

As mais amplamente usadas por todas as tropas e operações são:


Espingardas de assalto:

AK-74M
AK-74S
AKS-74U
AS “Val”

 

Snipers:

SVD e variantes
SV-98
SVU
VSS “Vintorez”


Supressoras:

PKM
RPK-47
RPK-74

 

Lança-Granadas

RPG-7

RPG-26
GP-25

GP-30
Balkan 6G27

 

Na nossa equipa e estando limitados aos modelos que existem no mercado, temos no nosso arsenal:

 

AK-74M


AK-74


AK-74S


AK-47


AK-47S



AKS-74U



RPK-47



SVD Dragunov



 

E infelizmente algumas M4!