Milsim e Reenactment

História da Spetsnaz

Spetsnaz é um termo geral para "forças especiais" em russo, literalmente "unidades para fins especiais".

Em russo, o termo é usado normalmente para designar forças especiais de qualquer país, mas noutros idiomas é usado exclusivamente para as forças especiais da Rússia.

Em toda a sua história a Spetsnaz demonstrou ser uma unidade de combate bastante aguerrida, e isto foi plenamente demonstrado durante a Guerra soviético-afegã. Um notável líder guerrilheiro afegão descreveu a Spetsnaz como "As únicas tropas soviéticas quer podem pensar por elas mesmas e tomar decisões rápidas”.

Hoje mesmo com o fim da URSS as unidades Spetsnaz constam como uma das principais forças da ordem de batalha russa, embora as missões atribuídas a elas tenham mudado.

 

A Spetsnaz está num ramo à parte do Exército Regular Russo, visto que é controlada exclusivamente pelo Serviço Federal de Segurança da Federação Russa (actualmente FSB), ex-KGB, ou pelo Ministério dos Assuntos Internos (MVD), e podem ser controladas pelo Serviço de Inteligência do Exército (GRU).

A função primária das tropas da Spetsnaz em tempo de guerra é a de infiltração e reconhecimento atrás das linhas do inimigo, de uniforme ou com roupas à civil, geralmente muito antes de as hostilidades começarem, fazendo actos de sabotagem (com a destruição de comunicações vitais da NATO e dos seus centros de logística), bem como a de assassinato de líderes governamentais, como aconteceu com sucesso no momento em que a guerra no Afeganistão despolotou, em que uma brigada da Spetsnaz conseguiu assassinar o Presidente do Afeganistão.

A força da Spetsnaz neste momento é de pelo menos 15 000 homens.

Unidades do Ministério dos Assuntos Internos


O contingente da Spetsnaz do Ministério dos Assuntos Internos inclui 16 unidades que são de excelência e designadas para combater rebeliões e açcões terroristas. Cada uma destas unidades geralmente tem nome e número oficiais de OSN. Entre elas, algumas das mais conhecidas são:

 

1º PSN (antiga 6º OSN) VV "Vityaz"
7º OSN VV "Rosich"
8º OSN VV "Rus"
12º OSN VV "Ratnik"
15º OSN VV "Vyatich"
16º OSN VV "Skif"

 

A lista não está completamente preenchida por razões óbvias : )

 

São geralmente bem treinados e equipados, de longe superiores à infantaria regular Russa. Acredita-se que a unidade "Rus" tenha combatido com sucesso os rebeldes da Chechénia numa relação de vítima de aproximadamente 1 para 200. As suas missões podem incluir reconhecimento e operações de combate regulares, na maior parte ataques casa-a-casa. A "Vityaz" tem servido às vezes como equipa alternativa durante as operações anti-terroristas da conceituda e mistica unidade de contra terrorismo "Alfa".

A Spetsnaz da MVD tem ainda diversos poderes especiais de polícia e actuam nas principais cidades russas.

O principal papel da Spetsnaz é levar a cabo missões estratégicas atrás das linhas do inimigo. A Spetsnaz leva a cabo estas missões antes e depois da guerra começar.

Os operacionais da Spetsnaz, são mestres no combate corpo a corpo e em operações de infiltração. Durante um treino de combate corpo a corpo, os operacionais da Spetsnaz aprendem a destruir o inimigo por qualquer meio possível independentemente da superioridade do inimigo em número e armas.
O seu lema é conhecido por ser: "qualquer missão, em qualquer hora, em qualquer lugar".